A nova métrica, ETC, é similar a métricas já utilizadas em banners digitais
Se você utiliza o YouTube para fazer anúncios, já deve ter uma boa ideia de como funcionam as métricas por lá. Na verdade, não têm tantas diferenças quando comparadas com as taxas que utilizamos para medir o ROI de banners digitais.
A diferença é que a maioria dos anúncios no YouTube podem ser pulados e isso modifica ligeiramente a dinâmica para esse tipo de campanha.
Antes de tudo, você precisa saber o que é taxa de visualização, taxa de cliques e View-through conversion (VTC), ou em português, conversão por visualização.
A taxa de visualização é, como o nome indica, a quantidade de pessoas que não pularam seu anúncio comparado com a quantidade de vezes que ele foi impresso. Ou seja, de X pessoas, Y realmente viram seu anúncio.
A taxa de cliques é quase a mesma coisa, mas mede quantas pessoas chegaram a clicar no seu anúncio.
O VTC, por outro lado, é um pouco mais delicado e não é aplicado no YouTube. Vamos entender melhor.
O que é o VTC e qual sua relação com a nova métrica de YouTube ads
O VTC é similar à taxa de cliques, pois ambas buscam medir a conversão e engajamento do seu anúncio. Entretanto, nem sempre um anúncio tem o objetivo de gerar engajamento imediato. A taxa de cliques falha em mensurar isso.
O VTC, conversão por visualização, busca acompanhar as pessoas que foram impactadas pelo seu anúncio e posteriormente foram convertidas em sua página. Ou seja, é uma métrica que admite a possibilidade dos anúncios como forma de criar reconhecimento e um engajamento tardio.
A janela de tempo pela qual o VTC funciona é definida pelo próprio anunciante. Quanto maior a janela, a tendência é que seja maior o VTC.
Esse formato, porém, ainda não estava presente no YouTube. Dessa forma, só era possível mensurar as visualizações e os cliques, mas não o engajamento de fato.
Buscando compreender melhor o processo de compra a partir dos YouTube Ads, o Google pretende implementar até o final do ano a sua nova métrica ETC, engaged-view conversions. Em português, conversão por visualização engajada.
Essa métrica é similar ao VTC, uma métrica padrão do mercado, mas pensada para anúncios audiovisuais.
Dados e funcionamento por trás do ETC
De acordo com o Google, os usuários mais engajados são aqueles com a opção de pular seu anúncio mas que não o fazem. Em 60% dos casos, os vídeos são pulados antes dos 10 segundos. Por isso, o ato de assistir 10 ou mais segundos de um anúncio é uma escolha do usuário e isso mostra engajamento.
Além disso, de acordo com o Google, 70% das pessoas afirmam que compraram uma marca porque viram um anúncio no YouTube.
Dessa forma, o ETC irá analisar a conversão de pessoas que viram mais de 10 segundos de um vídeo mas não clicaram. Assim como no VTC, a janela de tempo para essa conversão ficará a critério do anunciante.
E aí, sabia da importância dos anúncios pagos? Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso texto explicando a diferença de SEO e SEA!