LGPD: Como essa lei vai impactar as empresas

Com o WhatsApp mostrando um novo aviso de privacidade, empresas começam a se preparar para a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Nas últimas semanas, diversas pessoas começaram a receber um aviso de privacidade na tela principal do WhatsApp. Esse aviso é um anúncio de que os termos de privacidade do aplicativo estão mudando e isso graças à LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados que entra em vigor em maio de 2021. 

Essa lei foi sancionada em agosto de 2018 e teve sua data de vigor atrasada por conta da pandemia no país. Como essa lei toca em um tópico muito sensível atualmente, os nossos dados, é importante entender um pouco mais sobre ela, ainda mais por conta das possíveis mudanças que serão adotadas por algumas empresas. Então vamos lá!

O que é a LGPD?

Com o aumento de vazamento de dados sensíveis de diversos usuários de alguns serviços ou plataformas digitais, diversos governos começaram a estudar o assunto e buscar formas de proteger os cidadãos. A Lei Geral de Proteção de Dados foi a forma como Brasil encontrou para lidar com essa situação. 

Essa lei busca, basicamente, garantir mais segurança e transparência por parte das empresas na coleta de dados dos seus usuário. Estabelecendo diversas regras, torna o processo de coleta, armazenamento, uso e compartilhamento de dados mais organizado e transparente. Assim, é possível que os usuários consigam controlar com mais facilidade as informações pessoais coletadas por essas empresas, podendo até mesmo pedir sua retirada.

Como resposta a diversos vazamentos, a LGPD busca, também, responsabilizar as empresas nesses eventos. Dessa forma, falhas de segurança podem gerar multas pesadas e é obrigação da empresa avisar a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e os indivíduos afetados. 

As empresas e a base do consentimento

Um grande ponto chave da LGPD é o consentimento por parte dos usuários. Além de esclarecer ainda mais porque esses dados estão sendo coletados e de que forma eles serão utilizados, agora é essencial que o usuário esteja de acordo e aprove isso. 

Dessa forma, as todas as empresas que utilizem dados, incluindo as PME, terão que deixar claros os termos envolvidos e obter a autorização explícita dos usuários.

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Além disso, fica previsto na lei a criação do cargo de DPO, que significa Data Protection Officer, ou profissional de proteção de dados. Esse cargo busca ter alguém responsável pelo processamento dos dados e informações pessoais obtidas pelas empresas. Segue um modelo similar ao aplicado na Europa com a GDPR, General Data Protection Regulation.

E o marketing digital?

Se você trabalha ou se interessa por marketing digital, sabe que muitas estratégias consistem justamente em conseguir leads e obter dados deles para entender melhor seu target. Além disso, diversos anúncios funcionam a partir da segmentação de públicos específicos na internet.

Nada do que conhecemos no marketing digital irá desaparecer. Mas algumas estratégias irão exigir mais cuidado, certamente. Na aquisição de dados dos seus leads, por exemplo, você deverá ser bem específico e claro sobre o processo, além de obter o seu consentimento explícito para o envio de conteúdos promocionais da sua empresa. Sem mais checkbox marcados previamente!

Estratégias como email marketing, então, precisarão ser feitas com mais cuidado, já que é essencial que todos os destinatários tenham dado autorização para o recebimento de conteúdo. Outras estratégias como o marketing de conteúdo, que consistem no engajamento orgânico e por interesse, são ainda mais valorizadas com essa lei. Então, pode fortalecer seu conteúdo para o consumidor. 

Para os cookies, mesma coisa. Clareza ao explicar que sua página armazena cookies, porque ela faz isso e como ela utiliza esses dados. Ao fazer isso, você se torna operador de cada visitante no seu site e, consequentemente, responsável pelos seus dados. 

No caso de PME e afins, é interessante conversar com um consultor jurídico especializado no assunto e entender melhor sobre os impactos para a sua empresa.


Você já sabia da LGPD? Está preparado para ela? Conte aqui para a gente nos comentários!

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