BERT: conheça o novo algoritmo do Google

O Google anunciou recentemente um novo algoritmo que promete otimizar a experiência do usuário na hora de encontrar um determinado serviço ou produto: trata-se do algoritmo de pesquisa BERT, sigla para Bidirectional Encorder Representations from Transformers

A mudança vai possibilitar que a ferramenta de busca entenda o que o usuário procura de uma forma mais humana. Inicialmente, o algoritmo será utilizado na língua inglesa, mas seus aprendizados iniciais serão replicados para outras línguas, até mesmo o português que, infelizmente, ainda não tem data de lançamento. 

Essa nova tecnologia estava em fase de desenvolvimento desde 2018,quando o Google introduziu, em código aberto, uma técnica de pré-treinamento de processamento de linguagem natural baseada em redes neurais.  

O que o BERT traz de novo?

Segundo o comunicado oficial divulgado pelo próprio Google, o algoritmo BERT oferece significativas na forma da ferramenta de busca compreender o que o usuário está procurando de fato. Agora, ele interpreta todas os termos dentro de uma keyword de maneira mais assertiva.

Um exemplo divulgado pela própria empresa, em inglês, mostra a seguinte pesquisa: “2019 brazil traveler to usa need a visa”. Segundo o Google, a ferramenta de busca tinha dificuldades de compreender alguns termos, como por exemplo o “to”, (para, em portuguès). Isso fazia com que os resultados de pesquisa não correspondessem com aquilo que o usuário estava realmente procurando. 

Powered by Rock Convert
bert

Além de aprimorar a experiência do usuário, proporcionando a ele um resultado muito mais assertivo, o BERT beneficia aqueles que utilizam de boas táticas de SEO, dando a eles mais visibilidade e resultados muito mais efetivos.

Há muito tempo o Google está valorizando páginas e conteúdos voltados a leitura humana, não textos produzidos somente com o foco de posicionamento e para agradar os robôs de leitura. O BERT traz um novo e grande passo nesse objetivo. 

O SEO que realizo em meu site ainda é válido?

O BERT é um algoritmo que não chegou no Brasil ainda, mas isso é questão de tempo, o que faz com que diversos questionamentos sejam levantados. O principal deles é: o meu SEO ainda vai ser relevante?

Como dissemos acima, se você estiver elaborando suas estratégias de maneira correta, não terá nenhum problema. O BERT é uma tecnologia que vem para auxiliar cada vez mais a experiência de usuário. 

Se possui alguma dúvida sobre como o Google avaliará seu site segundo esse novo algoritmo, faça uma consultoria conosco. Estaremos prontos para lhe atender, proporcionando novas estratégias e analisando o cenário de sua empresa na internet.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre Marketing Digital, confira nosso blog

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp