Google Chrome agora anuncia quais são as páginas rápidas na sua busca

Rotular as páginas rápidas é um dos passos para o refinamento e implementação dos Core Web Vitals

Em meados de junho, o Google anunciou sua próxima grande atualização, chamada de Page Experience. Junto com ela, as chamadas Core Web Vitals, em português Principais Métricas da Web. Basicamente, essas métricas são pontos chaves para avaliar a experiência de um usuário nas páginas ranqueadas pelo Google. Nós temos outro texto no blog no qual explicamos detalhadamente essa mudança e você pode conferir aqui

Um dos critérios apresentados nas Core Web Vitals é justamente o tempo de carregamento de cada página. Agora, sabemos que o Chrome para Android irá mostrar um rótulo de “Página Rápida” ao lado dos sites que aparecem como resposta a uma busca. Ou seja, já estamos começando a perceber impactos visíveis das Principais Métricas da Web na nossa navegação. 

Entendendo melhor as Core Web Values

De acordo com o Google, essas métricas visam facilitar a análise de navegabilidade de um site a partir de três pontos principais: Desempenho de carregamento, estabilidade visual da página e interatividade. Existem diversos outros fatores menores que também influenciarão na análise, mas os principais são esses três.

Dessa forma, é importante começar a se atentar a essas métricas, ou sua página poderá ser prejudicada no ranqueamento. O próprio Google já disponibilizou um relatório analítico das Core Web Values para que os usuários tenham uma noção de como estão as suas páginas. Você pode encontrá-lo e entender melhor como funciona aqui.

páginas rápidas
Exemplo de uma das métricas propostas e como o Google as avalia

Por que ter páginas rápidas é algo tão importante?

O objetivo do Google é, justamente, ranquear páginas que apresentem uma boa experiência de usuário nos resultados de busca. É inegável que uma página com um carregamento lento não é nada agradável, principalmente em tempos de alta velocidade e conectividade como os que vivemos.

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Caso isso não tenha sido o suficiente para te convencer, temos também um dado do próprio Google:

Tempos de carregamento mais longos têm um forte efeito nas taxas de rejeição. Exemplo:

  • Se o tempo de carregamento da página aumentar de um para três segundos, a taxa de rejeição aumentará 32%.
  • Se o tempo de carregamento da página subir de um para seis segundos, a taxa de rejeição aumentará 106%.

Isso mostra como o Google está apenas seguindo uma tendência dos seus próprios usuários: Ninguém gosta de esperar. Se as pessoas se interessam por páginas rápidas, por que o mecanismo de busca vai colocar no topo dos resultados páginas lentas? Essa é a lógica.

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O que podemos esperar

O rótulo de “Página Rápida” é o começo da implementação profunda das Core Web Vitals no mecanismo de busca do Google. A próxima atualização Page Experience não vai ser implementada até 2021, pelo menos. Isso quer dizer que você tem tempo para corrigir o que você precisar no seu site. 

Essa métricas propostas pelo Google vão exigir muita atenção e cuidado dos desenvolvedores de sites. Afinal, se não houver, as páginas não terão um bom ranqueamento no mecanismo de busca. Por sorte, já é possível ter uma boa noção dessas métricas com as muitas ferramentas oferecidas pelo Google.


Como você está se preparando para as mudanças do Google? Já está bem antenado nas Core Web Vitals? Conte para gente nos comentários!

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