Page Experience: Como o Google tem se preocupado com a experiência do usuário

Veja como o update Page Experience vai refinar algumas atualizações já existentes e tornar a experiência de usuário um fator ainda mais relevante

Em maio, o Google anunciou uma nova atualização prevista para 2021, na qual serão avaliadas ainda mais as experiências do usuário como fator de ranqueamento. Esse novo update chamado Page Experience tem como objetivo definir com mais assertividade como é a experiência de um usuário na sua página a partir da métrica chamada Core Web Values.

Essa é mais uma das atualizações do Google voltadas para, principalmente, a qualidade de um site e como ele pode agregar à experiência dos usuários nas páginas, bem como recompensar sites com uma boa navegação. Um site cuja a interface não é amigável e o tempo de carregamento do conteúdo é lento, por exemplo, serão menos pontuados no seu ranqueamento.

Apesar de não trazer tantos tópicos novos, esse update vai aprofundar e refinar ainda mais aspectos bases de outras atualizações antigas. Nesse texto vamos explicar esse fatores principais e como um bom emprego de user experience pode alavancar a sua página

Como vai funcionar e o que muda

Como mencionado anteriormente, essa atualização vai apresentar o Core Web Values, em português seria algo como Valor Centrais da Web. Basicamente, essa métrica vai considerar aspectos chaves na experiência, como por exemplo:

  • Mobile Friendly;
  • Página segura e funcionamento em HTTPS;
  • Quantidade de ads e quanto da páginas eles ocupam;
  • Tempo de carregamento das páginas e imagens;
  • Organização e movimentação de conteúdos na página.

Essencialmente, nada é completamente novo. Em 2015 o Google já havia feito a atualização Mobile Update que elencou alguns desses aspectos, entre outros updates ao longo do tempo. Se você quiser entender mais sobre cada atualização você pode ler essa outra publicação do nosso blog aqui

A importância dessa atualização, porém, é como ela refina ainda mais os aspectos mencionados. Se antes, o foco para SEO era quase inteiramente no conteúdo e um pouco em user experience, agora isso vai mudar. Isso não quer dizer que o conteúdo deixa de ser importante. Muito pelo contrário: um conteúdo relevante continua sendo chave para um bom ranqueamento. Mas ele não vai conseguir te colocar na primeira página sozinho.

Simplificando os fatores técnicos

Entender a atualização Page Experience como usuário e não programadores pode ser difícil. Porém, para se preparar melhor para essa atualização, é importante entender exatamente o que está sendo avaliado pelo Core Web Values e aqui tentamos explicar de uma forma mais resumida.

page experience

Mobile Friendly

Como o nome indica, avalia se a sua página funciona bem em dispositivos móveis. Uma forma de testar esse fator é utilizando a própria ferramenta do Google, o Mobile Friendly Test.

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Largest Contentful Paint (LCP)

Conhecido também Maior Exibição de Conteúdo, busca mensurar a velocidade com que o maior conteúdo visível da sua página carrega. Páginas bem ranqueadas deverão ter um LCP abaixo de 2,5s. Uma boa forma de melhorar seu LCP é comprimindo mais as imagens que aparecerão nas suas páginas.

First Input Delay (FID)

Ou Tempo de Resposta, é o fator focado em interatividade. Visa medir quanto tempo entre a primeira interação de um usuário com a sua página até o momento em que o browser consegue realmente processar essa interação. Uma boa página deve ter um FID abaixo de 100 milissegundos

Cumulative Layout Shift (CLS)

Em português, Alteração Cumulativa de Layout, avalia a mudança total de layout para cada alteração inesperada na página. Simplificando, busca compreender o quão comum e prejudiciais são aquelas pequenas mudanças no layout do conteúdo que acontecem, geralmente, após o carregamento de alguma imagem ou vídeo. O CLS ideal deve estar abaixo de 0,1

HTTPS e navegação segura

Esse fator busca analisar a presença de conteúdos maliciosos ou enganadores, como malwares, por exemplo. Além disso, penaliza páginas que não funcionem com HTTPS, outro indicador de navegação segura. 

Propagandas incômodas

Esse último e simples aspecto busca avaliar o quão interruptivas e incômodas são os anúncios em uma página. Caso elas bloqueiem o conteúdo ou tornem sua leitura mais complicada, as páginas serão penalizadas em seu ranqueamento.

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Em resumo, o Page Experience pensa como um usuário

O que podemos entender dessa nova atualização do Google, bem como de qualquer uma de suas últimas atualizações, é que o foco é o usuário. O Google já explicitou que o conteúdo continuará sendo o fator mais importante no ranqueamento, mesmo que a user experience não esteja perfeita.

O exercício, porém, continua sendo valioso: Sua página auxilia de forma satisfatória os usuários do Google? O conteúdo continua sendo o foco, mas não adianta nada deixar sua rede insegura, com anúncios em cima do texto, imagens que não carregam e com um longo tempo de resposta. O objetivo é agradar aos usuários. 

Por isso, vale o seguinte questionamento: Eu ficaria na minha página se clicasse nela após uma pesquisa no Google?

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