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SEO - Otimização de Sites

Otimização de Sites - SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo, aumentar a visibilidade de um site perante às ferramentas de buscas como o Google, Yahoo e Bing.

Uma consultoria de SEO é extremamente importante para o posicionamento e relevância de sua empresa na internet. Atualmente, seja para adquirir um produto ou até mesmo solicitar um serviço, os primeiros lugares a serem pesquisados são ferramentas como o Google.

O que faz com que o SEO seja uma estratégia interessante é o fato de que esse posicionamento entre as primeiras páginas ocorre de forma orgânica, sem a necessidade de pagar nenhum centavo em anúncios ou publicidades.

Ao contar com os serviços de SEO, você terá em seu site:

Conteúdo relevante e otimizado

Conteúdo relevante e otimizado

Aprimoramento de código HTML

Aprimoramento de código HTML

Atualizações seguindo metas e algoritmos do Google

Atualizações seguindo metas e algoritmos do Google

Posicionamento nas primeiras páginas das principais ferramentas de busca

Posicionamento nas primeiras páginas das principais ferramentas de busca

Aqui na Bloomin, você terá uma consultoria de SEO realizada por uma excelente agência de Marketing Digital. Realizamos uma análise em seu site, verificando quais estratégias se adequa mais ao seu segmento.

Nossa empresa de SEO utiliza as mais completas ferramentas a fim de realizar uma análise completa, resultando num posicionamento efetivo e que certamente fará com que sua empresa se consolide entre as primeiras páginas na internet.

Quer saber mais como funciona o serviço de uma agência de SEO? Leia nosso artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre como ter o seu site entre as primeiras páginas do Google.

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Nós fazemos isso para você! Basta inserir a URL do seu site e seu e-mail.

O que é SEO: O Guia Definitivo para sua Estratégia na Internet

como criar uma estratégia de SEO

Atualmente, seja para adquirir um produto ou até mesmo solicitar um serviço, o primeiro lugar a ser pesquisado é a internet. Em apenas alguns cliques, você tem à sua disposição, diversos dados e informações que podem auxiliar a sua pesquisa.

Sabendo disso, muitas empresas começaram a recorrer à internet, criando páginas, sites e diversos meios de comunicações digitais para ficar mais perto e visível para seu cliente.

Porém, não basta somente isso, é necessário criar uma estratégia para que seu site e sua empresa apareça nos primeiros lugares do Google. É necessário utilizar o SEO.

O que é SEO?

O SEO, sigla para Search Engine Optimization nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem como principal objetivo, aumentar a visibilidade de um site perante às ferramentas de buscas como o Google, Yahoo e Bing.

Uma consultoria de SEO é extremamente importante para o posicionamento e relevância de sua empresa na internet. Atualmente, seja para adquirir um produto ou até mesmo solicitar um serviço, os primeiros lugares a serem pesquisados são ferramentas como o Google.

O que faz com que o SEO seja uma estratégia interessante é o fato de que esse posicionamento entre as primeiras páginas ocorre de forma orgânica, sem a necessidade de pagar nenhum centavo em anúncios ou publicidades.

Importância do SEO em seu site

Vamos imaginar um cenário em que estamos procurando por um salão de cabeleireiro no Tatuapé. Basta acessar o Google, Bing, Yahoo! ou qualquer outro mecanismo de busca e digitar o que queremos, certo?

Ao realizarmos esse procedimento, somos redirecionados a uma página que contém milhares de resultados que correspondem à sua procura.

especialista de seo em SP

Porém, raramente vamos clicar em um site que esteja na segunda ou terceira página (talvez nem passemos dos cinco primeiros colocados, como indica essa matéria). Seguindo por esse raciocínio, o SEO já se mostra importante, não é mesmo? Mas vamos seguir adiante.

Ao entrarmos no site “Cabelereiro X”, somos redirecionados à uma página que contém todas as informações que você deseja: preço do corte, localização, estilos de corte, além de imagens de boa qualidade.

Isso, além de sanar todas as dúvidas que o cliente pode ter, é um dos principais requisitos para que o Google ranqueie aquele site entre os primeiros colocados (iremos falar disso mais abaixo).

Como se faz isso? Utilizando técnicas de SEO, que é a otimização do seu site para os motores de busca.

agência de marketing digital em São Paulo

Passo a passo para um boa estratégia de SEO

Agora que você conhece o procedimento do cliente para chegar em uma página otimizada, vamos entender como podemos, enquanto empresa, posicionar nosso site entre os primeiros lugares do Google. Vamos elaborar uma estratégia.

O planejamento de SEO inclui diversas fases, sendo elas de análises, estratégicas e operacionais. Porém, a primeira e a mais fundamental certamente é a escolha das palavras- chave. Você sabe o que é isso?

Palavra chave é o principal instrumento em uma pesquisa realizada na internet. Pode ser composta por uma ou mais palavras e é a forma de como o usuário escreve as suas dúvidas, procuras por serviços ou produtos

como fazer a otimização de sites

Portanto, se a sua empresa trabalha com manutenção de carros, o correto é trabalhar com a palavra chave “Manutenção de Carros”, certo? Sim e não, vamos explicar o porquê da ambiguidade.

Para o sucesso de uma estratégia de SEO, é aconselhável que as palavras-chave selecionadas não sejam tão gerais e amplas, pois obter bons resultados em pouco tempo, utilizando esse tipo de palavra, é praticamente inviável.

Por isso, o mais recomendável é escolher palavras que possuem menos concorrência e uma taxa maior de conversão.

Portanto, se a sua empresa trabalha com manutenção de carros e possui sede no bairro da Vila Maria, seria interessante trabalhar com as palavras “Manutenção de carros na Vila Maria”, ou na “Zona Norte”.

onde encontrar agência de SEO

1. Público Alvo: Entender como o usuário procura no Google

Além de ter noção sobre sobre seus produtos ou serviços, é interessante saber também como o usuário realiza uma pesquisa nas ferramentas de buscas. Seguindo a psicologia da busca, ela consiste em 3 quêsitos:

  • Descobrir a necessidade dele;
  • Sua forma de procurar os resultados que espera;
  • Entregar o que ele deseja encontrar

Por isso, é importante ter em mente que o usuário realiza pesquisa de três formas:

Busca convencional (procura através de palavra-chave direta):

É quando o cliente já sabe exatamente o que quer, mas não recorda a URL do site exata, ou simplesmente não quer digitá-la. Se ele quer ir no nosso site, Agência Bloomin, ele digita o nome do buscador, sem qualquer tipo de rodeio.

Busca informal (palavras-chave indiretas):

Como o próprio nome já diz, o usuário procura por informações, seja notícias, artigos ou releases. Diferente da convencional, o usuário não sabe exatamente o que ele quer.

Nesse caso, ao invés de procurar o nome da agência, ele vai procura simplemente por “Agência de Marketing Digital”

Para definir bem essa estratégia de SEO é necessário utilizar ferramentas que realizam a busca dessas palavras-chave. Separamos aqui, algumas delas para que a assertividade seja perfeita.



SEMRush

Essa ferramenta proporciona ao usuário diversas informações relevantes referentes à palavra pesquisada. Além disso, é possível descobrir quais são os sites que aparecem no Google com a palavra desejada.

Ele apresenta resultados dos termos buscados por meio de um sistema de pontuação, exibindo uma tendência sobre quais palavras mais utilizadas.

Isso pode auxiliar também na hora de identificar quais são os seus concorrentes na internet e quais as palavras-chave que fazem com que ele tenha mais tráfego no site. Além do orgânico, você consegue fazer análise das palavras utilizadas no Google Ads.



"O SEMRush é a melhor ferramenta para analisar o seu domínio e concorrentes. Seu preço é alto, mas compensa em todo custo-benefício, Para palavras-chave ele não tem uma base dados completa, impossibilitando encontrar palavras-chave de menor concorrência, que são o caso das Keywords 'Long Tails'."




A Übersuggest também é um ferramenta que auxilia nas buscas de palavras-chave relevantes para o seu projeto de SEO. Replanejada pelo Guru do Marketing Digital, Neil Patel, possui todas as informações importantes para que você consiga chegar até o seu cliente através da internet.

Ela lhe dá acesso às principais sugestões de palavras-chave e é ideal para identificar nichos de mercado, perfeito para elaborar uma estratégia seguindo a ideia de utilizar termos que possuem menos concorrência e mais conversão.

Além de pesquisa de palavras-chave, o Ubbersuggest também oferece funções como:

  • Visão geral de seu projeto;
  • Sugestões de palavras-chave;
  • Dificuldade de posicionamento;
  • Análise de detalhamento de concorrentes.




"O Ubbersuggest é com certeza uma ferramenta incrível para encontrar palavras-chave, grátis, simples, didática, e com uma base de dados gigantesca em Português. Seu problema é que quando se buscam por mais de 3 termos, ela começa a dar erros na hora de mostrar resultados."




Mangools™ - KW Finder

Quando falamos exclusivamente de palavras-chave, essa ferramenta se mostra a mais completa. Apesar de sua versão gratuita possibilitar que sejam feitas somente três pesquisas, a versão completa nos dá informações que possibilita a análise completa de cada termo.

Com o KW Finder, podemos escolher resultados sobre:

  • [Suggestions] – Sugestão de palavras-chave de SEO;
  • [Autocomplete] – Sugestões dos termos de pesquisa baseados pela barra de busca do Google;
  • [Questions] – Sugestão do termo de pesquisa em perguntas, que é ideal para blogs e notícias.


O KW Finder é uma das 4 principais ferramentas de SEO da Mangools™

Além dessas informações, conseguimos obter dados como Trends, Search (volume de procura), CPC (custo por clique) PPC (nível de competição no Google Ads) e muito mais.

Tendo o conhecimento de como selecionar as palavras chaves ideais para a elaboração de um qualificado projeto de SEO, vamos colocar a mão na massa. Chegou a hora de realizar a otimização da página.



"O KW Finder é a melhor ferramenta paga para encontrar palavras-chave, oferece planos acessíveis e é completa, tanto para palavras-chave diretas quanto para long tails e keywords regionalizadas. Os dados das pesquisas são bem completos e assertivos. A ferramenta em si é simples e bem intuitiva."


agência de marketing digital

2. Otimizando uma página de SEO

Otimizar uma página, conhecida também como SEO On-Page pode ser definido em duas etapas: o aprimoramento do código do site e a otimização do conteúdo textual e imagens para um site.

Outros fatores também colaboram para que o site tenha uma boa classificação ao utilizar o SEO. O tempo que seu site está no ar também auxiliam nesse processo, pois domínios com mais de 5 anos. Porém, nada disso adianta se o SEO não estiver implantado no site.

Quando falamos de otimização, falamos sobre otimizar o código que o site é constituído e lido pelos navegadores (Internet Explorer, Google Chrome, Safari), que apresenta todo o formato que vemos.

Portanto, otimizar esse código é otimizar algo que não é visível para o usuário, mas que possui extrema importância no ranqueamento do site.

URL amigável

Também conhecida como Uniform Resource Locator, a URL é o caminho que leva o navegador para as páginas de internet. Vamos utilizar novamente o exemplo do salão de cabeleireiro.

Quando entramos no site do Cabeleireiro X e clicamos no serviço “Alisamento de cabelo”, podemos visualizar em nosso navegador, a URL “www.cabeleleirox.com.br/alisamento-de-calor”. Isso é uma URL amigável.

É extremamente importante que as URLs não possuam caracteres especiais, como pontos de interrogação, asteriscos ou algo do tipo. Se a página otimizada se refere a uma palavra-chave, o ideal é utilizá-la na URL.

As importância da Otimização de Meta Tags no SEO

As Meta Tags são uma forma de indicar para o buscador uma instrução nas páginas web, isso permite por exemplo exibir quem é o autor da página sem necessariamente exibir essa informação no site. As meta tags são inseridas no head do código HTML e algumas servem para que os motores de busca consigam saber o que exibir e o que considerar na hora da varredura do site.

É possível indicar através das meta tags uma descrição para o conteúdo da página, qual título deve ser exibido e até mesmo se o buscador deve indexar ou não a URL. Em outras palavras, as Meta Tags servem para que o desenvolvedor ou o próprio analista de SEO tenham uma forma de se comunicar com o robô, crawler ou spider dos buscadores.

Meta Tag Title:

Ao pesquisarmos algo no Google, vamos os resultados exatamente da mesma forma que escrevemos no buscador. Isso se deve a otimização de Title.

Ao criarmos uma página, podemos colocar o nome que quisermos, mas para que o SEO funcione perfeitamente, é necessário que o Title contenha o nome da empresa e sobre o serviço ou produto qual a página se trata.

Essas informações deixam claro tanto para os clientes, quanto para os robôs e algoritmos que classificam o seu posicionamento (estamos chegando nesse assunto, calma lá).

Uma dica importante é não criar páginas com Titles iguais no mesmo site.

Meta description:

Um elemento complementar e que pode ser decisivo na conversão no SEO, e quando se fala em código HTML, a meta description é importante para se obter uma melhor taxa de conversão de cliques. Ela deve conter uma mensagem clara e objetiva do que será tratado naquela página.

O tamanho ideal para que a sua meta description seja reconhecida pelo Google e que não tenha uma “frase cortada” é de 150 caracteres.

Canonical:

Canonical é importante para evitar conteúdo duplicado, pois vai indicar ao buscador qual URL do seu site é que possui o conteúdo original e que deve ser analisado. Isso porque as versões com www. e sem www. são vistas de formas diferentes, por exemplo: a URL www.bloomin.com.br é considerada diferente do link bloomin.com.br, e como o conteúdo das duas serão identicos, o canonical "explicará" ao buscador que uma delas é que deve ser considerada, evitando conteúdos duplicados

Dica Importante

Para que os motores de buscas tenham uma melhor análise em seu site, o recomendável é que ele possua um sitemap.

O que é o Sitemap?

Sitemap, ou mapa do site, é uma lista com todas as URLs do site que irá auxiliar que os mecanismos de buscas ou até mesmo o usuário encontre as as páginas de forma fácil e prática.

Por exemplo, vamos supor que o sitemap seja um guia para que o usuário encontre o que ele procura de forma simples e prática. Quanto mais complexo e aprofundado for o site, mais estruturado deve ser o mapa do site.