Coronavírus: o que as empresas têm feito para se manterem ativas no mercado?

O novo coronavírus fez com que estabelecimentos comerciais e empreendimentos de todas as áreas precisassem fechar as suas portas. Em vista disso, práticas como o home office e serviços oferecidos de forma online têm sido algumas das práticas adotadas. Além disso, também houve um aumento considerável de entregas com delivery

Porém, isso não é tudo. Empresas com notoriedade a nível mundial também criaram estratégias para auxiliar na crise do Covid-19. Algumas delas visam proteger funcionários, outras beneficiar o empreendimento em um período de poucas vendas. A seguir, iremos falar sobre algumas medidas que foram aderidas diante da pandemia do coronavírus, confira:

Setor de comidas e bebidas 

Com o intuito de auxiliar entregadores o Ifood, uma das maiores marcas de serviços de entrega por aplicativo, disponibilizou fundo de 1 milhão para aqueles que foram diagnosticados com coronavírus. Também ofereceu 50 milhões de faturamento para pequenos estabelecimentos locais.

empresas

Seguindo a mesma iniciativa da concorrência, o Uber Eats anunciou a suspensão da taxa de entrega para restaurantes independentes. Essa prática também foi adotada anteriormente pelo GrubHub, mercado americano de pedidos e entregas. Com sede no Brasil, a empresa fez com que as redes KFC e Chipotle Mexican Grill oferecessem entregas gratuitas aos clientes. 

Como um verdadeiro destaque neste segmento a Ambev, empresa brasileira de produção de cervejas, suspendeu sua fabricação para investir em álcool em gel. Segundo a sua assessoria, ele será destinado aos hospitais municipais do Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. Ao todo, estima-se que serão 500 mil unidades.

 Companhias de vôo

Seguindo as recomendações da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), as companhias de vôo possibilitaram a remarcação de viagens sem nenhum custo. Com isso, viagens turísticas agendadas pela Azul, Latam e Gol poderão ser remarcadas para os próximos 60 dias, devido ao coronavírus.

No caso de cancelamento das viagens, as companhias decidiram por deixar o valor das viagens como crédito. Assim, o valor gasto estará disponível por um ano, a partir da data de compra. Para quem optar pelo reembolso, não será cobrada nenhuma taxa pelo cancelamento. Apenas serão cobradas as tarifas, dependendo das regras escolhidas.

Operadoras de TV e streaming

A maior parte das operadoras de TV e canais fechados optaram por abrir totalmente o seu sinal. Os seis canais da rede Telecine estão abertos nas operadoras do país, assim como o seu serviço de streaming, o Telecine Play. Seguindo o mesmo fluxo, a HBO também disponibilizou todos os seus serviços por meio das operadoras Claro e Vivo online.

Powered by Rock Convert
empresas

Além disso, o aplicativo de streaming da Globo Play abriu pelos próximos 30 dias a sua assinatura, possibilitando o acesso de variados títulos e desenhos animados. Diante da tendência, posteriormente canais como a Disney, Nat Geo Kids, ESPN, Fox e National Geographic adotaram a mesma prática.

A Amazon também mostrou uma postura de mercado bastante ativa na crise do novo coronavírus. Para dar suporte à demanda do streaming, reforçou sua equipe de colaboradores e anunciou a contratação de 100 mil funcionários. Ademais, decidiu por aumentar os salários de seus colaboradores atuais.

Home office

Quando falamos sobre home office, há um empreendimento que adquiriu grande destaque nas últimas semanas. A Apponte.me é uma plataforma de registro de ponto que decidiu por oferecer seus serviços gratuitos nos próximos 60 dias. Ela foi criada há quatro anos em Santo André, e é inovadora por ter uma forma mais digital de registro, por meio de fotos. Atualmente, cerca de 5.400 CNPJs estão utilizando seus serviços.

Consultoria

Dentro do ramo da consultoria, algumas empresas optaram por abrir seus canais para auxiliar outros empreendedores. O Hy Bank, por exemplo, tem discutido dúvidas e estratégias para manter negócios saudáveis. Enquanto isso, a Sucello está disponibilizando mentorias de uma hora para startups e empreendedores com informações de administração e gestão de crise. 

Na mesma linha a Dobra, empresa de confecção de carteiras feitas “de papel”, criou um novo site chamado Dobraflix. Essa plataforma é separada de seu canal de vendas e tem como intuito criar conteúdos com cursos para empresários e funcionários. Dessa forma, pretende dar dicas de como criar um empreendimento de impacto mesmo em meio à crise do coronavírus. Até agora, cerca de 10 mil pessoas já se inscreveram.

Acesso a crédito

Os bancos também estão trabalhando para permitir aos empreendedores um respiro durante a pandemia do coronavírus. A Stone, por exemplo, disponibilizou 100 milhões de reais em forma de microcrédito para empresas varejistas de regiões em quarentena. Já o Santander permitiu que empresas tenham três meses de carência para começar a pagar a contratação de linhas de capital de giro. 

SEO regionalizado: como esta estratégia pode te auxiliar durante o surto de coronavirus

Além disso, proporcionou que clientes MEIs (Microempreendedores Individuais) sejam isentos de pagar por tarifas de realização de serviços, como TED e DOC, por até dois meses. Por fim, o Banco do Brasil permitiu a prorrogação do pagamento das próximas duas parcelas de financiamento. Com isso, a incidência de juros será diluída nas parcelas.

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia e do marketing digital, basta acompanhar as postagens do nosso blog!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp