Marketing de Conteúdo, como definir uma estratégia para o meu site

Conheça o Marketing de Conteúdo: uma estratégia que pode gerar ainda mais engajamento para sua empresa e aumentar ainda mais a sua lucratividade. 

Atualmente, quando queremos tirar dúvidas sobre algum serviço, produto ou até mesmo pegar dicas, basta acessar o Google que, em poucos segundos, você estará repleto de soluções e tutoriais, seja em seu celular ou computador.

Percebendo que a procura por soluções e esclarecimento de dúvidas era constante, diversas empresas encontraram uma forma de promover, de forma indireta, seus produtos ou serviços. Essa estratégia se chama Marketing de Conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar o seu público alvo, crescendo a rede de potenciais clientes, através da criação de um conteúdo relevante e intuitivo. Vamos pensar em como funciona a publicidade nos dias de hoje, como comerciais de TV, anúncios no Youtube, Facebook e diversas outros veículos. 

Nunca antes tivemos tanto controle sobre o que queremos consumir quanto temos hoje através da internet, não é mesmo? Se entramos em um site para assistir um vídeo e, antes dele, aparece uma propaganda sobre um produto de limpeza, fechamos esse anúncio e continuamos com o vídeo. 

Muitos profissionais ainda encontram dificuldades de divulgar sua empresa através da internet, pois falam apenas de seus produtos, mas não trazem resoluções de problemas e dúvidas que o consumidor possa ter. 

marketing de conteudo

Com o Marketing de Conteúdo, o procedimento é o reverso. É criado um conteúdo relevante dando dicas e soluções e, indiretamente, realizando uma publicidade sobre o produto ou serviço que a empresa oferece.

Vamos criar uma situação para exemplificar o conceito de Marketing de Conteúdo

Imagine que uma pessoa, ao acessar a internet, está procurando dicas sobre qual celular da atual geração é o mais potente. Ele não está, de primeiro momento, querendo comprar o celular, mas apenas obter uma informação.

Ao entrar no site da empresa X, ele encontra dicas, informações, infográficos e até mesmo vídeos sobre os celulares da atual geração. Após fornecer todos esses dados ao cliente, a empresa X fala que comercializa todos os aparelhos citados, realizando uma publicidade, de forma indireta, de seus serviços e produtos.   

A estratégia de Marketing de Conteúdo funciona para todo e qualquer tipo de empresa. Se o seu segmento é sobre construção civil, dê dicas sobre como escolher pisos ou como funciona uma manutenção hidráulica. As opções são diversas para os mais variados setores. 

Tipos de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser feito de diversas maneiras, dependendo de seu público alvo. Ante de explicarmos os tipos e formatos, é necessário que você conheça qual o tipo de pessoa que consome o seu produto ou serviço. Esse reconhecimento é feito através da persona.

A Persona é uma descrição quase que fictícia de seu cliente ideal. A partir de dados demográficos, como idade, sexo, escolaridade e até mesmo gostos e costumes, conseguimos criar esse cliente.

Conhecer essa persona é fundamental para que a produção do conteúdo seja assertivo. Tendo essas informações, conseguimos definir qual o tipo de marketing de conteúdo realizar em sua empresa. 

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Blog: uma das ferramentas mais utilizadas para se realizar o Marketing de Conteúdo. Esse formato consegue abranger diversos formatos em um só, como a inclusão de textos, áudios, vídeos e gifs.

Nesse formato, você consegue criar uma linguagem personalizada, comunicando-se com o cliente da forma que achar mais assertiva. O ideal é que, no blog, seja incluído conteúdo educativos, como dicas e tutoriais.

Podcasts: Esse tipo de conteúdo é um dos que mais cresce quando se fala em público. É um formato que é consumido, geralmente, em momentos de locomoção, como viagens de carro, ônibus, segundo o Jornal Globo.

Esse formato é interessante para debater temas e até mesmo realizar entrevistas com personalidades renomadas no segmento abordado.

Vídeos: Quando falamos no audiovisual na internet, a primeira ferramenta que vem a cabeça é o Youtube. Porém, se pararmos para analisar, percebemos que existem redes como Facebook, Instagram, Vimeo, Snapchat e diversas outras em que o Marketing de Conteúdo pode ser muito bem encaixado.

Porém, nesse formato, o ideal é que os vídeos sejam dinâmicos e rápidos. Isso atrai ainda mais o público.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Buzzsumo:

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Essa ferramenta é extremamente importante para compreender o que está fazendo sucesso no seu mercado. Além disso, você consegue sobre o que a sua concorrência está falando.

Essa é uma das ferramentas de Marketing de Conteúdo que possibilita realizar uma análise dos assuntos mais abordados do seu segmento. Além disso, ele auxilia a encontrar influenciadores de mídias sociais para que ele possa fazer marketing do seu conteúdo.

Trello

O Marketing de Conteúdo pode ser feito por uma equipe grande. Isso torna o Trello uma das ferramentas de Marketing de Conteúdo mais importantes.

Com ela, você organizar todo o cronograma dos conteúdos postados, além de conferir a produtividade de todos os colaboradores do projeto.

SEMrush

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 Com essa ferramenta, você pode encontrar diversas palavras-chave para o seu segmento e que podem servir como temas para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. 

Além disso, você consegue analisar quais as palavras que o seu site está posicionado no Google.

Tendo essas informações, criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo fica mais fácil. Se quiser tirar dúvidas sobre Marketing Digital, confira nosso blog. Aqui você ficará por dentro sobre tudo o que acontece sobre esse segmento. Até a próxima!!!

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