Outbound Marketing: Apesar do Inbound, essa estratégia clássica está longe de chegar ao fim

Porque o Outbound Marketing ainda é essencial para uma estratégia ampla e dicas para trabalhá-lo junto com o Inbound Marketing

Com o avanço das tecnologias de internet, armazenamento de dado e interação usuário-máquina, uma tática de marketing foi ganhando seu espaço entre as pessoas: O Inbound Marketing. Muitos profissionais acreditavam que seu irmão mais velho e mais esquecido, o Outbound Marketing, iria desaparecer. Mas isso não é verdade. 

Se você lê e se interessa sobre marketing digital, é muito provável que já esteja cansado de ler sobre Inbound Marketing. Apesar disso, são poucas as fontes que abordam a tática de Outbound. Isso se dá, principalmente, pelo seu custo de investimento ser mais elevado, além de ser uma tática com menos recurso para sua mensuração. 

Ainda assim, é importante conhecer bem o Outbound, quando aplicá-lo e, principalmente, como aplicá-lo. Vamos ver um pouco mais sobre isso nesse texto para que você possa aplicar o Allbound, a união de In e Out bound. Se você estiver interessado em mais leituras sobre Inbound Marketing, você pode conferir aqui no blog

O que é Outbound Marketing e qual sua relevância atualmente

O Outbound Marketing é o ato de levar a sua empresa, serviço ou produto até o consumidor. Diferente do Inbound, que utiliza diversas técnicas para levar o consumidor até você, essa tática vai atrás dos consumidores finais de forma mais invasiva. Essa é, aliás, uma das maiores críticas que fazem diversos profissionais terem receio de usar essa estratégia.

Por ser realizada sem o interesse do possível cliente, essa técnica às vezes é incômoda. Como uma propaganda de 15s antes de um vídeo no YouTube ou um comercial no meio de um filme. Apesar da possibilidade de reclamações e espectadores enfurecidos, essa estratégia tem seu valor. 

O Outbound, certamente, não morreu. Sem nem mencionar os clássicos exemplos do parágrafo anterior, ainda restam muitos outros na sociedade: Patrocínio de eventos, banners físico ou digitais, como Facebook e websites, flyers, mala direta, telemarketing, OOH (Out Of Home). Vamos focar nas possibilidades digitais, principalmente por ser tanto o foco do blog como dos leitores. 

Resta, então, entender como isso pode ser útil para nós.

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Como usar o Outbound Marketing a seu favor

Como mencionado anteriormente, essa estratégia é, muitas vezes, mais cara e mais difícil de mensurar seu resultado quando comparada ao Inbound. Entretanto, existem diversas vantagens para essa estratégia, especialmente quando conseguimos torná-la não tão invasiva. 

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Geração de Brand Awareness

Esse termo inglês quer dizer “reconhecimento de marca”. Como o próprio nome já diz, é uma métrica do quanto sua marca é reconhecida pelo seu target. Somos naturalmente inclinados a gostar daquilo que temos familiaridade. Esse é um efeito chamado de mere-exposure

Quando aplicado ao marketing, damos a possibilidade do nosso produto ou marca ter alta notoriedade e funcionar como um estímulo extra quando o nosso target encontrar nossas estratégias de Inbound Marketing. Além disso, é importante ser lembrado, reconhecido e falado. 

Ferramentas modernas para a sua aplicação

Com diversas ferramentas como o Facebook Ads e Google Ads, é possível regionalizar melhor seu alcance e garantir um contato extra com o seu target. Isso tudo sem ser intromissivo. Assim, podemos perceber que a própria estratégia de Outbound Marketing evoluiu com o tempo, não permanecendo estática frente à internet. 

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Estratégia complementar para mercados competitivos

Você já deve saber como é difícil competir por palavras-chave de SEO em mercados disputados. CPC alto, volume de pesquisa imenso e concorrência forte podem dificultar muito o ganho de notoriedade da sua marca. Procurando pela internet, não faltam textos sugerindo estratégias para um SEO regionalizado. Mas será que essa é a única alternativa?

Já antecipo que a resposta é não. É muito valioso fazer um SEO menor e regionalizado, mas sabemos que isso sozinho não basta. Invista no Outbound Marketing, causando primeiras impressões no seu target e facilitando o encontro entre seu cliente e sua marca. O Outbound pode ser o maior aliado do SEO em mercados de alta competitividade. 

Diversas possibilidades na criação de conteúdo

Muitas vezes é impossível evitar ser intrusivo, principalmente em anúncios pagos que não podem ser interrompidos. Mas não é impossível fazer um conteúdo que seja benéfico tanto para sua empresa como para seu target. Não faltam cases de marcas cujos anúncios são discutidos amplamente pela internet.

Seja o perfil da prefeitura de Curitiba postando memes informativos na sua página ou parceria entre Leite Moça e um influencer do tiktok, tem como não irritar o seu target enquanto anuncia. Na verdade, é possível até diverti-lo ou emocioná-lo

Agora já sabe: Não dá pra viver só de Inbound Marketing

A partir de agora, lembre-se de incluir Outbound Marketing no seu conteúdo de leituras e começar a considerar possibilidades de incluir essa estratégias. Com diversas vantagens e desvantagens, você ainda pode ser beneficiar muito dessa prática.


Conta pra gente, leitor, já tinha visto o Outbound Marketing dessa forma? Acha que pode ajudar os seu negócios? Fala aqui nos comentários!

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