Méqui Zap: O que o novo canal do McDonald’s nos fala sobre marketing e atendimento por WhatsApp

Essa semana, o McDonald’s passou a realizar atendimento por WhatsApp. Vamos analisar essa novidade a partir da ótica do marketing

Não é de hoje que o McDonald’s vem empregando estratégias para se aproximar mais de seus clientes. Em 2019, trocou o nome de algumas lojas por Méqui. Nesse ano, iniciou a hashtag e a pequena campanha “Fome de Méqui”. Agora, nessa sexta-feira foi iniciado o Méqui Zap, um canal de atendimento por WhatsApp. Todas essas são ações diferentes para o mesmo fim: Estreitar a relação com o cliente. 

Já podemos começar partindo de um ponto: Quando possível, é sempre interessante ir até o cliente. O Brasil é o segundo país do mundo com mais usuários de WhatsApp. Logo, certamente haverão clientes seus nessa plataforma. E fazer sua empresa ir até a plataforma do cliente, e não o contrário, abre boas possibilidades de engajamento e fidelização.

Com a sua nova fase Méqui, o McDonald’s defende um posicionamento no qual “McDonald’s é para todos”. Ao realizar o atendimento por WhatsApp, a marca fortalece ainda mais seu posicionamento, já que facilita e torna mais rápido o processo de compra para os seus clientes. Ter concordância com o seu posicionamento é outro forte ponto positivo para a imagem de uma empresa pois garante credibilidade. 

O futuro do WhatsApp e as possibilidades no atendimento

Em 15 de junho, Mark Zuckerberg anunciou no seu perfil do Facebook que o Brasil seria o primeiro país a ter transações por WhatsApp. Apesar de o sistema ainda não ter sido completamente implementado, alguns poucos usuário já estão podendo utilizar essa possibilidade enquanto a plataforma monitora e refina esse mecanismo. 

Pensando que até o final deste ano já teremos essa possibilidade, o atendimento por WhatsApp se torna uma ferramenta ainda mais poderosa. No caso do McDonald’s, imagine a possibilidade de pedir e pagar seu lanche por WhatsApp, sendo necessário apenas retirá-lo na loja? O processo será incrivelmente mais fácil.

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Dessa forma, é seguro afirmar que o WhatsApp está ciente dessa tendência em relação ao atendimento e sua plataforma. Não apenas estão cientes como estão trabalhando em relação a isso. Ainda teremos muitas novidades sobre esse assunto, fato que torna ainda mais interessantes que as empresas fiquem de olho nessa plataforma.

atendimento por WhatsApp

Faça antes da concorrência e seja o primeiro

Nenhum outro serviço de fast food realiza um serviço como Méqui Zap. Esse fato dá uma força e relevância ainda maior para essa nova plataforma do McDonald’s. Agora, eles têm um ponto de contato e diversas facilidades que os seus concorrentes não têm, facilitando ainda mais o processo de compra dos seus clientes. 

Quanto mais fácil para o seu cliente obter seu produto ou serviço, melhor. Vamos supôr que você seja uma das pessoas que não tem preferência entre McDonald’s e Burger King. Sempre que a preguiça ou praticidade falarem mais alto, o McDonald’s terá uma vantagem em relação ao concorrente, pois tem um ponto de contato extra que facilita a compra. 

Esteja sempre atento: O mundo digital muda o tempo todo

No final das contas, uma lição velha mas que deve ser lembrada é: As inovações não param e a todo momento surge algo novo. As possibilidades para comércio atualmente são inúmeras. É importante estar sempre atento e curioso. Assim, qualquer inovação no mercado se torna uma possibilidade de crescimento para a sua empresa.

Em resumo, o que podemos aprender com o McDonald’s é: Vá até o cliente, facilite o processo de compra, esteja de acordo com seu posicionamento e faça antes da concorrência.


E você, o que achou dessa ideia do McDonald’s? Já usa o WhatsApp como forma de atendimento? Acompanhe o nosso blog para conhecer mais novidades!

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