SEM: conheça o Search Engine Marketing e saiba como fazer uma estratégia para o seu negócio

O marketing digital tem um papel muito importante no sucesso dos negócios. O SEM (Search Engine Marketing) é uma estratégia que se baseia na visibilidade dos buscadores para promover um site e outros negócios.

O que é SEM?

O SEM (Search Engine Marketing), em português marketing de busca, é um conjunto de técnicas que visam utilizar os motores de busca (como Bing, Google e Yahoo) para promover páginas e conteúdos na internet.

Essa estratégia pode ser utilizada para a divulgação dos negócios online e offline, além de ajudar a promover ações que acontecem, no físico ou virtual, a partir dos materiais criados para a web.

O SEM é dividido em duas partes: SEO (Search Engine Optimization), que visa gerar tráfego orgânico para um site; e ações de links patrocinados, anúncios que podem ser exibidos no Google e em outras plataformas de busca.

Os materiais produzidos envolvem estratégias com palavras-chave e legibilidade dos materiais, bem como outros métodos de SEO e investimento em patrocínio. 

Outro ponto importante para um bom resultado com essas ações é a análise e segmentação do público e estratégias mais alinhadas à publicidade tradicional.

SEO – Search Engine Optimization

O SEO consiste em técnicas para otimização de blogs, sites e páginas para que elas possam rankear bem nos motores de busca, atraindo novos visitantes. 

SEM: conheça o Search Engine Marketing e saiba como fazer uma estratégia para o seu negócio

Isso tudo é possível por meio do marketing de conteúdo dentro e fora do site da marca – com a criação de conteúdos relevantes para o público – e a adequação da programação do site.

Além das otimizações, o SEO envolve alguns aspectos de escaneabilidade, responsividade, estrutura do site, velocidade de carregamento e uso de palavras-chave, demandando a produção de textos e materiais de qualidade em diferentes formatos, como vídeos, fotos, infográficos, etc.

Mídia paga – Links Patrocinados

Os links patrocinados são anúncios que as pessoas se deparam na página de resultados de pesquisa.

Para fazer uso desta estratégia, é necessário ter uma conta no Google Ads ou outras plataformas Ads, definindo o objetivo e o método de pagamento. 

A cobrança geralmente é feita por cliques, mas existem técnicas mais avançadas que possibilitam a otimização para conversões (vendas ou impressões que consistem na visualização do anúncio).

Por que o SEM é relevante?

Os motores de busca tem um papel importante no tráfego gerado na internet. Considerando este fato, essa ferramenta tem um poder interessante de alcance e pode ajudar no desenvolvimento dos negócios.

Os mecanismos de busca geram conhecimento e incentivam a produção de conteúdo na internet, criando um canal de relacionamento entre o potencial cliente e a marca.

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Por outro lado, pode ser uma excelente ferramenta de publicidade online, gerando rentabilidade contínua de pesquisas a respeito das empresas, além de experiências interessantes aos usuários.

Sendo assim, conhecer algumas estratégias de SEM é o modo de conseguir bons resultados.

Estratégias de SEM na prática

Como visto anteriormente, o SEM se divide em duas categorias principais. Contudo, cada um desses modelos apresenta práticas diversas que podem ser colocadas em prática, isoladamente ou em conjunto, possibilitando a obtenção de resultados cada vez melhores. 

Nesse contexto, as práticas mais conhecidas são:

Seo on e off page

O SEO possui técnicas de on e off page que ajudam no SEM. 

No SEO on-page, os profissionais lidam com técnicas que são aplicadas na parte interna do site, como a melhora da velocidade, produção de conteúdo relevante, URL simples, uso de meta descrição do post, entre outros.

Já no SEO off-page são aplicadas técnicas voltadas para o site e sua relação com a internet. 

Ou seja, são ações executadas fora do site como guest post, linking building e ações/campanhas de comarketing.

Há dicas relacionadas ao SEO que podem ajudar muito a obter bons frutos nas estratégias de SEM, como:

  • Coloque a experiência do usuário em primeiro lugar;
  • Desenvolva materiais que resolva os problemas dos potenciais clientes;
  • Analise a concorrência e verifique seus diferenciais;
  • Use CTAs nas estratégias de SEO;
  • Evite técnicas de black hat e não recomendadas;
  • Explore o conceito de cauda longa, palavras-chave específicas;
  • Examine os dados recolhidos;
  • Aperfeiçoe as ações com base nas métricas.

Uso dos links patrocinados

Para criar boas estratégias de links patrocinados, é importante fazer uma boa análise da marca e do seu produto. A internet permite segmentação do público e isso pode gerar bons resultados.

Conhecer bem para quem você deseja falar é uma maneira de criar a persona (representação ideal do cliente). Isso também contribui para a criação de anúncios mais qualificados no Google Ads e em outras plataformas pagas. 

Os links patrocinados permitem criar campanhas com custo baixo e voltadas para um público realmente interessado no negócio ou soluções que pode oferecer.

Por conta disso, os principais benefícios das estratégias de SEM são o excelente poder de segmentação do público, tráfego selecionado conforme os objetivos do negócio e autonomia das campanhas de marketing.

Portanto, conhecendo as dicas para desenvolver boas estratégias SEM (Search Engine Marketing) e fazendo um bom uso das ferramentas de SEO, as marcas podem se destacar na internet, conquistando visibilidade, novos clientes e se tornando uma referência na área de atuação.

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