Posicionamento de marca: por que ele se tornou importante com crise do coronavírus?

O posicionamento de marca se tornou um dos temas mais recorrentes com a crise do novo coronavírus. Mas o que isso quer dizer? De forma simples, os consumidores esperam poder “confiar de que as marcas estão fazendo o que é certo”. Ou seja, que estão assumindo a responsabilidade social sobre o assunto.

De acordo com o Relatório Especial Edelman Trust Barometer 2020: Marcas e o Coronavírus, 72% das pessoas crêem a crise não será superada sem que as marcas desempenhem seu papel na solução dos conflitos. Sendo assim, nesse post iremos falar sobre a relevância do posicionamento de marca nesse momento para a população.

Demandas da população para o posicionamento de marca

O Brasil é o 2º país mais preocupado com a crise do coronavírus. Essa informação foi obtida na 3ª edição da pesquisa Kantar Thermometer, com impactos da doença em diversos setores. E as demandas da população sobre posicionamento de marca incluem palavras como transparência.

Conforme o Relatório Especial citado anteriormente, 90% da população espera que as marcas garantam bem-estar e segurança financeira para seus empregados. Além disso, quase a totalidade das pessoas querem que a produção seja voltada para ajudar no enfrentamento da crise. 

As pessoas também esperam que o posicionamento de marca leve em consideração demandas como reduzir o custo de produtos. No entanto, a maior porcentagem do relatório (96%) expecta que as empresas se unam para solucionar a crise. Assim, anseiam por uma ação conjunta entre governo e órgãos que prestam socorro à população.

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O que as empresas têm feito diante disso?

Segundo uma pesquisa da consultoria HSR, há empresas que adquiriram destaque no posicionamento de marca. Entre elas vale ressaltar a empresa Magazine Luiza, que se reinventou com o novo coronavírus. Suas ações envolveram campanhas de desconto e doações para pessoas em estado de vulnerabilidade.

Além dela, a pesquisa destacou outras quatro empresas que se envolveram em ações positivas para a população. A Ambev e O Boticário, por exemplo, tiveram uma rápida percepção em usar o seu poder industrial para a fabricação de álcool em gel. Por outro lado, o Mercado Livre conquistou a mídia com a mudança de seu logotipo (com as mãos afastadas para simbolizar o distanciamento social).

O iFood foi outro empreendimento que teve sua posição entre o ranking de ações positivas na crise. Com isso, seu feito com maior destaque foi criar meios para proteger seus entregadores enquanto estes trabalhavam. De acordo com Valéria Rodrigues, sócio-diretora da HSR, cada vez mais as marcas terão de mostrar seu lado social.

Posicionamento de marca: por que ele se tornou importante com a crise do coronavírus?

Como eu posso preservar meu posicionamento de marca?

Após ter visto algumas práticas de grandes empresas, fica o ensinamento: o foco agora é em soluções, e não em vendas. Sendo assim, o que a população realmente espera de empreendedores é a confiança. Por isso, não deixe de aparecer e fazer a diferença usando toda a sua criatividade neste momento.

Além disso, estratégias de colaboração são primordiais na crise. Sendo assim, não hesite em unir forças com outras empresas, ou até mesmo com o governo. Segundo o Relatório Especial, o objetivo das empresas é algo comum. Isto é, encontrar medidas adequadas para os problemas que estamos enfrentando atualmente.

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