Marketing Digital para pequenas empresas: como elaborar uma estratégia

Conheça a importância do marketing digital para pequenas empresas; veja as melhores estratégias

Crescer no mercado é essencial para qualquer negócio. Contudo, sabemos que as pequenas empresas são as que mais precisam e anseiam pelo crescimento. Logo, não demora muito para uma pergunta vir à tona: afinal, como faço para negócio crescer mais rápido. A resposta está no marketing digital para pequenas empresas!

Começo dizendo que não há maneira fácil e simples de fazer com que seu negócio cresça. Contudo, existem maneiras de acelerar o crescimento da empresa, e uma dos meios mais eficientes e comuns no âmbito empresarial para atingir esse objetivo, como dissemos, é através do marketing digital. 

Agora, a pergunta que não quer calar:

“Como elaborar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas?”

Pensando em responder essa questão, decidimos listar uma série de estratégias e ferramentas dentro do marketing digital que podem ajudar seu negócio a crescer cada vez mais. 

1- Defina o público-alvo

Não há como crescer no competitivo mercado empresarial se tentar abraçar o mundo com as próprias mãos. É extremamente importante para uma empresa de pequeno/médio porte definir, antes de mais nada, o público que deseja atingir com o marketing digital. 

A publicidade na internet pode ser muito ampla. Por isso, é importante filtrar exatamente o perfil de cliente que seu negócio busca. 

Marketing Digital para pequenas empresas: como elaborar uma estratégia

Vamos a um exemplo prático para que entenda melhor a importância de definir o público-alvo dentro de uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas. 

Entregar panfletos na rua é algo recorrente no Brasil. Contudo, pensemos juntos: será que todos que receberão o panfleto realmente desejam o que está escrito nele?

Uma coisa é certa, a maioria das pessoas que vão receber esse panfleto não tem interesse no que está escrito nele. Muitas jogarão ele fora e sequer irão ler. 

Baseando-se nesse exemplo, fica evidente a importância de definir um público-alvo, pois as chances de filtrar o perfil ideal são muito maiores. 

Utilizar a estratégia certa é como entregar panfletos somente para pessoas interessadas justamente no que está escrito nele. 

Portanto, tenha sempre em mente essa estratégia ao definir que irá fazer marketing digital para pequenas empresas.

2- SEO 

Para quem não sabe ainda, o SEO é a ferramenta que fará exatamente essa filtragem citada na estratégia acima.

Através de um eficiente trabalho de otimização, sua empresa aparecerá somente para as pessoas que estão buscando exatamente o que sua empresa oferece. 

Vamos a outro exemplo prático. 

Marketing Digital para pequenas empresas: como elaborar uma estratégia

Suponhamos que seu negócio venda pneus de carro de determinada marca. Agora, imagine que sua empresa apareça somente para as pessoas que procuram por pneus dessa mesma marca. 

O índice de conversão será muito maior que o método do panfleto, não é mesmo?!

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É exatamente isso que faz o SEO. 

O trabalho é todo feito com foco em estratégias acuradas, que acertam em cheio o público-alvo definido. 

Por esse motivo, o SEO é uma ferramenta/serviço cada vez mais utilizado por pequenas empresas dentro de uma eficiente estratégia de marketing digital. 

3- Ofereça serviços e produtos de qualidade

De nada adiantaria um marketing digital para pequenas empresas se os produtos ou serviços estiverem com qualidade baixa. 

Por isso, garanta que seu negócio atenda as necessidades e demandas dos clientes da melhor maneira possível. 

Lembre-se sempre que um feedback negativo de um cliente pode reverberar mais rápido que um feedback positivo. 

Por isso, atente-se à qualidade do serviço/produto oferecido pelo seu negócio. 

4- Redes sociais

Alimente suas redes sociais. 

Essa com certeza é uma dica válida, já que empresas que possuem redes sociais ativas tendem a passar mais credibilidade.

Marketing Digital para pequenas empresas: como elaborar uma estratégia

Para se ter uma ideia, de acordo com relatórios da relatório da Smartly.io, eTail e WBR Insights, 52% dos varejistas pretendem investir em redes sociais em 2020, sendo o facebook o favorito das empresas. 

Esse dado é muito importante para compreender como as empresas identificaram uma necessidade de manter as redes sociais ativas e prontas para se tornarem meios para realizar eventuais vendas ou prestações de serviços. 

Para se ter uma ideia, o Facebook tem, apenas no Brasil, mais de 120 milhões de contas ativas.

Por esse motivo, atente-se às redes sociais do seu negócio e esteja onde o público está: nas redes sociais. 

5- Blog 

Ter um blog com conteúdo autêntico, relevante e de qualidade é com certeza uma ótima estratégia de marketing digital para pequenas empresas. 

Isso se deve ao fato de que os clientes em potencial buscam sempre empresas que passam credibilidade, e o blog tem justamente como um dos objetivos passar essa sensação às pessoas. 

Portanto, se possível, mantenha essa ferramenta sempre ativa, alimente o público-alvo do seu negócio com conteúdo que possa gerar interação, leads (clientes em potencial), credibilidade e vendas. 

6- Faça uma consultoria com uma agência de Marketing digital

Se você busca resultados ainda mais expressivos, com certeza a melhor opção é contar com o suporte de uma agência especializada. Dessa maneira, estratégias são definidas em conjunto, com suporte profissional.

Por isso, contar com uma agência pode ser um passo muito importante dentro de uma eficiente estratégia de marketing digital para pequenas empresas. 

Marketing Digital para pequenas empresas: como elaborar uma estratégia
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