Diversos adblockers populares são maliciosos, alerta site

Alguns são muito populares, com mais de 300.000 usuário ativos

De acordo com uma reportagem escrita pelo portal de tecnologia Arstechnica, diversos adblockers populares são maliciosos e devem ser deletados. 

Os adblockers são extensões ou plug-ins dos navegadores responsáveis por barrar a aparição de anúncios pagos nos sites, como aqueles mostrados pelo Google e YouTube. 

Alguns dos mais famosos, como Nano Adblocker e Nano Defender, surgiram inicalmente para o Chrome e outros navegadores baseados no Chromium, o código aberto do Google. Após alguns anos, passaram a ser incorporados no Firefox e Explorer. 

Junto com uma outra extensão muito popular, User Agent Switcher, que isoladamente tinha 100.000 de downloads, as três extensões contavam com mais de 300.000 usuários ativos. 

O que os adblockers maliciosos têm feito

A primeira mudança, mais discreta, que os usuários perceberam foi que as extensões alertavam os desenvolvedores quando alguém abria o console de análise. Iniciar o console é o primeiro passo para descobrir de que forma a extensão opera, e é por isso que os desenvolvedores estavam sendo alertados.

Powered by Rock Convert

Além disso, usuários com os adblockers maliciosos baixadas perceberam que seus navegadores estavam curtindo fotos de perfis no Instagram. Algumas pessoas relataram que, até o momento, já haviam curtido mais de 300 fotos de perfis desconhecidos.

Isso mostra que talvez a extensão estivesse usando os navegadores em serviços de bots para likes.

Outros usuários acreditam que as extensões estejam sendo utilizadas para acessar os cookies do navegador e acessar as contas dos usuários, bem como coletar dados e informações sensíveis.

Por isso, é sempre essencial verificar como os aplicativos instalados, seja em seu navegador ou smartphone, estão operando. Essa é a melhor alternativa para ter um pouco mais de privacidade e evitar adblockers maliciosos.


Você usa alguma extensão de adblock no seu navegador? Conta para a gente aqui nos comentários!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp