Nova plataforma da Netflix disponibiliza filmes e série para não-assinantes

Dois Papas, Olhos que Condenam, Bird Box e Stranger Things são algumas das produções disponibilizadas pela plataforma da Netflix

Crescendo cada vez mais durante a pandemia, a Netflix aparenta não ter planos de parar. A empresa de streaming acaba de liberar uma plataforma pela qual não-assinantes poderão assistir algumas produções originais. 

Enquanto os filmes são disponibilizados integralmente, a Netflix liberou apenas o primeiro episódio das séries presentes na plataforma. Chegando no fim do episódio, o espectador é convidado a assinar o serviço.

Essa estratégia já estava sendo empregada nos Estados Unidos desde meados de fevereiro. Na mesma época, a Netflix anunciou que iria descontinuar o seu serviço de teste por 30 dias. Dessa forma, essa nova plataforma da Netflix é a única maneira de não-assinantes testarem o serviço. 

Netflix na pandemia

A gigante do streaming tem conseguido não só se manter estável como crescer bastante durante o isolamento social. No primeiro trimestre do ano, a empresa conseguiu mais 16 milhões de assinantes. A expectativa é que a Netflix consiga crescer 22% neste ano em relação ao ano passado.

A versão norte-americana da Netflix já havia disponibilizado 34 documentários em seu canal do YouTube. A ação fez parte de uma tentativa de auxiliar os professores durante suas aulas à distância. Essa é, também, uma forma de fortalecerem seu posicionamento, fator importante durante tempos de crise. 

A pandemia tem afetado as empresas de streaming de diversas formas. A alta do dólar, por exemplo, diminui seu faturamento fora dos Estados Unidos. Já o isolamento social fez com que várias pessoas assinassem o serviço.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, essa ação talvez faça parte de uma estratégia ainda maior da empresa para alcançar o maior crescimento possível durante essa época tão específica e potencialmente lucrativa para eles.

A nova plataforma da Netflix e a concorrência

nova plataforma da Netflix

Apesar do grande crescimento, nem tudo são flores para a Netflix. A empresa não é a única buscando crescer no mercado de streaming de vídeo e a concorrência tem começado a apertar cada vez mais.

Com os novos serviços da Apple, Disney e Amazon começando a tomar seu espaço no mercado, a Netflix tem planejado uma forma de competir com a concorrência. Daí, muito provavelmente, a justificativa para disponibilizar alguns filmes e séries gratuitamente. 

Há, além de tudo, diversas mudanças comportamentais relacionadas ao streaming. Com tantas plataformas no mercado brasileiro, e com o Hulu e HBO Max se preparando para chegar também, consumidores passarão a avaliar quantas plataformas eles irão assinar. Há o risco de haver um esgotamento do streaming com tantas opções.

A estratégia mais básica e comum até o momento tem sido apostar em produções próprias. Nesse caso, o serviço da Disney já tem a vantagem de ter diversos filmes clássicos para disponibilizar. A Netflix e o Amazon Prime tem investido pesadamente em produções justamente com esse propósito.


O que você achou dessa notícia? Comente com a gente aqui nos comentários e continue lendo as matérias da Bloomin!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp