Pagamento por WhatsApp: Entenda como vai funcionar a nova funcionalidade

Com o anúncio de que o Banco Central irá liberar o pagamento por WhatsApp, é importante entender essa funcionalidade e como utilizá-la

Dois meses após a proibição do WhatsApp Pay, parece que o Facebook está conseguindo finalmente lançar essa nova funcionalidade. 

Durante o fórum Bloomberg Emerging + Frontier na quarta-feira (02), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, anunciou que o “recurso será aprovado”. 

O caminho para a aprovação da nova funcionalidade começou em junho de 2020, quando o Facebook anunciou o WhatsApp Pay. O recurso, então, foi bloqueado pelo Banco Central. Porém, agora as negociações têm sido feitas por meio de conversas, e o recurso tem seguido a trilha normal de autorização.

Com a nova ferramenta se encaminhando para a sua autorização e lançamento, vamos tentar entender a sua importância e como ela funcionará. Então, continue lendo o texto para saber mais!

Porque as transferências por WhatsApp serão tão essenciais

Talvez você esteja pensando: “O WhatsApp é apenas um aplicativo de mensagens. Por que o WhatsApp Pay é tão importante?”. Se é esse o caso, você está perdendo parte da questão.

Começando pelos dados: De acordo com uma parceria entre a revista Exame e a consultoria Accenture, 83% dos consumidores brasileiros utilizam o WhatsApp para realizar compras. Esse número se intensificou por conta das medidas de isolamento em decorrência da pandemia.

Apesar de ainda faltarem alguns recursos para colocar o WhatsApp como uma plataforma realmente apta para o varejo, é fato que as marcas e empresas já estão se organizando para utilizar o app com esse fim.

Os chatbots é consultas marcadas por WhatsApp já não são mais novidades. Diversas marcas estão utilizando o aplicativo como canal de comunicação. O exemplo mais recente disso é o McDonald’s com o novo Méqui Zap.

Powered by Rock Convert

O fato é, os consumidores querem usar o WhatsApp para realizar compras. E as empresas que se utilizarem bem disso terão uma imensa vantagem.

Como vai funcionar o pagamento por WhatsApp

Pelo que se sabe até o momento, essa funcionalidade irá permitir a transferência bancária para os clientes Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. O Facebook tem buscado parceria com a Cielo e Mastercard, mas o Banco Central tem proposto a integração com outros participantes.

Em relação às transferências, existe a modalidade entre pessoas físicas ou envolvendo empresas. Em relação a primeira opção, são liberadas até 20 operações por dia de, no máximo, R$ 1 mil e utilizando cartão de débito.

Para a modalidade envolvendo empresas, não haverá limites e será possível adicionar cartões de crédito.

O WhatsApp e o varejo

Essa é mais uma movimentação do WhatsApp para habilitar ainda mais a plataforma para o comércio. Com esse novo recurso, as vendas por WhatsApp se tornarão muito mais fáceis e práticas.

Isso quer dizer que torna-se cada vez menos vantajoso para os varejistas não se apropriarem da plataforma. É preciso criar canais de contato que facilitem o encontro do consumidor com o seu produto. Além disso, é essencial facilitar a venda e pagamento ao máximo possível.

Dessa forma, o WhatsApp vem se tornado uma ferramenta cada vez mais útil para o comércio. É essencial começar a compreender suas funcionalidades incluir sua empresa nesse canal, atraindo mais consumidores e fechando mais negócios.


Gostou dessa matéria? Sabia da importância do WhatsApp Pay? Continue acompanhando o blog da Bloomin para mais conteúdos como esse!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp