Facebook: Medidas drásticas são tomadas contra grupos extremistas

As medidas drásticas incluem o apagamento completo de conteúdo relacionado ao grupo QAnon

Não é recente a pressão exercida nas redes sociais para que sejam tomadas medidas contra a desinformação e fake news. Agora o Facebook finalmente decidiu aplicar algumas medidas drásticas contra isso. 

Nos últimos meses, a big tech já havia removido aproximadamente 800 grupos de sua plataforma, bem como excluído 200 páginas relacionadas a movimentos extremistas. O alvo da vez, também afetado pelas últimas ondas de banimento, é o grupo QAnon.

A partir de agora, o Facebook vai remover todas as publicações relacionadas ao grupo, mesmo se não tiverem um conteúdo violento ou que incite a violência. O anúncio foi publicado no Twitter por um integrante da equipe de comunicações da empresa.

Em tradução livre, a publicação diz: “Começando hoje, removeremos qualquer página, grupo e contas no Instagram e Facebook representando o QAnon, mesmo sem conteúdo violento. Essa é uma atualização das medidas tomadas desde agosto”.

A medida a qual ele se refere foi anunciada no blog do Facebook.

Enquanto alguns usuários e veículos de notícia afirmaram que as medidas drásticas deveriam ter sido tomadas antes e agora é tarde, outro usuário criticam a ação do Facebook. 

Powered by Rock Convert

Além disso, usuários afirmam que o grupo já sabia dessa medida e estava preparado para burlá-la, mudando suas hashtags e siglas. 

Como é possível perceber, essa guerra já está sendo travada há alguns meses, e tanto o Facebook quanto os grupos extremistas estão sendo acompanhados de perto pelo resto do mundo. É seguro dizer que esse é um dos grandes desafios enfrentados pela rede social nos últimos tempos.

Resta acompanhar o desenrolar das notícias para saber se as medidas terão sucesso ou não.

Via: Mashable


O que achou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog para mais notícias como essa!

Powered by Rock Convert

Leave a Reply

whatsapp